quarta-feira, julho 08, 2009

Einstürzende Neubauten


Intitulando-se como os verdadeiros "dadaístas" da música, durante a década de 80, a banda alemã Einstürzende Neubauten, procurava inovar com um som intenso, minimalista, intímo e orgânico, enquanto abordava a condição humana e os seus estados psicológicos, como o amor e a depressão. Contudo foi sem dúvida a sua invulgar escolha de instrumentos (como antigas maquinarias) que estabeleceu-os como uma das principais influências para a música industrial.
Chega então o novo milénio, e com ele uma nova estética e sonoridade para o albúm Silence Is Sexy. Considerado uns dos melhores trabalhos da banda, o primeiro tema "Sabrina", apresenta-se como uma surpreendente e melancólica "jazzy song", baseando-se essencialmente pela linha do som do baixo, sendo pontuado e acompanhado por outros sons mais ligeiros e fantasiosos.

Videoclip realizado pelo australiano John Hillcoat.



Quanto à música e ao vídeo: Sabrina personifica a Alemanha, país natal dos elementos da banda, quase como se se tratasse da eterna amante do vocalista, cujo amor nutrido o consome e o desanima. É quase doloroso para quem declama aquelas palavras, admitir que as suas cores -vermelho, dourado e preto- (as mesmas cores que compõem a bandeira germânica) não são tão vibrantes ou puras como se apresentam. Na verdade, estão ofuscadas e ensombradas por um passado negro, sem razão de glória ou orgulho, tornando-se difícil amá-las -"it's not as golden as memories". E assim, só o negrume sobrevive, influenciando todo o resto -"it is that black"-, tal como no coração da sua amada "Sabrina", que não é nem vermelho, nem de ouro, mas sim negro...

Torna-se constatável então a insatisfação que um pode nutrir por si mesmo ou por qualquer outra matéria que o afecte. De certa forma é como se alguém se olhasse no espelho, procurando encontrar uma réstia de beleza, mas não a vê. Pode usar algo para procurar se sentir melhor (no caso do vídeo um batôn), mas no fundo, este já sabe que não servirá de nada. Essa é a condição humana apresentada pelo homem-criatura, assim caracterizado (julgo eu) para nos aludir à sofrida perda da identidade.

Poder-se-ia dizer que "Sabrina" é uma canção de amor... apesar de ser um duro e triste amor... "I wish that would be your colour"

P.S. Em 1986, o documentário "1/2 Mensch" do realizador japonês de culto Sogo Ishii, apresenta a banda alemã durante a sua tour pelas terras nipónicas.
Para saber mais ver: Site Oficial

País de Origem: Alemanha
Ano: 2000

1 comentário:

DoxDoxDox disse...

Obrigada. Muito informativo mesmo, não conhecia os detalhes que fundaram a música.