Todos os grandes realizadores começam de algum modo...
Em 1967, surge um jovem realizador com intenções de criar uma curta metragem de cinco minutos e meio. O seu nome é Martin Scorsese, e acompanhado por Ares Demertzis, o seu cameraman, filmam, numa pequena casa de banho, um jovem homem que se barbeia (vezes e vezes sem conta).
Acontece que este barbear não é apenas um gesto do quotidiano...
A sua intenção era criar uma metáfora onde se critica a (então) guerra do Vietname e a sociedade americana que continuava indeferente, tal como o jovem homem do filme, interpretado por Peter Bernuth, que de tanto se barbear começa a sangrar (e não pensem que é apenas um pequeno golpe... a cena evolve para um impressionante banho de sangue que pode causar repulsa ou até risos - depende de cada um), sem no entanto revelar ou demonstrar qualquer sinal de incomodo ou pertubação com isso.
P.S. Esta curta, também conhecida por Viet'67, foi na altura premiada com o L'Age D'Or do festival de cinema de Knokke-le-Zoute, recebendo dez latas de película virgem, as quais possibilitaram a Scorsese a concretização da sua primeira longa metragem "Who's That Knocking At My Door?".
País de Origem : Estados Unidos da América
Ano : 1967
quarta-feira, agosto 12, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário