quarta-feira, setembro 30, 2009

9

Certamente quase toda a gente já ouviu falar do filme que foi apradinhado por Tim Burton e Timur Bekmambetov (realizador de Wanted), tornando-o numa das estreias mais esperadas do ano de 2009 (se bem que ainda não tem estreia marcada para este ano em Portugal), o que de facto é uma surpresa visto esta ser a primeira longa metragem do recém descoberto realizador Shane Acker.


Num futuro incerto, Acker revela a história de 9 (Elijah Wood), um boneco de trapos que ao ganhar vida descobre que o mundo se encontra num cenário pós-apocalíptico e a raça humana parece estar extinta. É então que, juntamente com um grupo de bonecos sobreviventes, 9 decide descobrir o que aconteceu, e fazer frente às estranhas criaturas mecânicas que procuram destruí-los.



Com um elenco de luxo 9 promete arrebatar as audiências: Christopher Plummer (The Insider, Up, The Imaginarium of Doctor Parnassus) como #1, Martin Landau (Ed Wood, The Majestic) como #2, John C. Reilly (Chicago, Boogie Nights, Walk Hard: The Dewey Cox Story) como #5, Crispin Glover (Back to the Future, Willard, Charlie's Angels) como #6, Jennifer Connelly (A Beautiful Mind, Requiem for a Dream, House of Sand and Fog, Labyrinth) como #7, Fred Tatasciore (voz de várias personagens de animação e videojogos como Prince of Persia, Watchmen: The End Is Nigh, Bolt, God of War) como #8, e Elijah Wood (the Lord of the Rings, Eternal Sunshine of the Spotless Mind, Sin City, Deep Impact) como #9.

P.S. Animação de Attitude Studio (Luxemburgo) e Starz Animation (Toronto, Canadá).
Música do trailer "Welcome Home" de Coheed and Cambria.

Agora, para quem não sabe... 9 (2009) é a versão extendida duma curta-metragem de Acker com o mesmo nome, realizada em 2005, a qual foi galardoada na Student Academy Awards com a Gold Medal e no BendFilm Festival com o Jury Award, para além de ainda ter sido nomeada para o Oscar de Melhor Animação.

Como não poderia deixar de passar... aqui a têm!


País de Origem : Estados Unidos da América/Canadá/Luxemburgo
Ano da curta metragem : 2005
Ano da longa metragem : 2009

Sem comentários: