Sendo de descendência italiana e afro-americana, Mark Sinclair Vincent não se enquadrava em nenhuma das categorias específicas para um actor, sendo frequentemente considerado "too white", "too black", "not white enough" ou "not black enough" nas variadas audições a que atendia. Frustrado e desiludido para continuar a perseguir o seu sonho em Los Angeles, regressa então ao seu antigo lar nova iorquino, e é aí que recebe da sua mãe um livro sobre como produzir filmes com baixo orçamento (Feature Films at Used Car Prices).
Surge então um novo homem com um novo nome (Vin Diesel), cheio de ideias e forças renovadas para singrar no mundo do cinema - se não arranja papéis, ele mesmo realizará e escreverá os seus filmes.
Inicialmente surge com um guião de nome Strays (que mais tarde viria a ser realizada por ele e selecionada para a competição do Sundance Festival em 1997), mas visto não ter qualquer financiamento, adia o projecto por algum tempo e decide começar com uma curta-metragem baseada no assunto que melhor conhece.
Resumindo tudo para números: cinco dias para escrever o guião, três para filmá-lo, e um orçamento de 300 dólares.

Multi-Facial é então a curta-metragem de estreia deste actor, realizador, argumentista e produtor, que brilhantemente conta, de forma quase biográfica, as aventuras e desventuras dum actor (multi-facetado) que vive o seu dia a dia em audições, à espera de uma oportunidade.
A verdade é que apercebemo-nos de que este homem é muitas vezes subvalorizado, sobretudo pela escolha dos filmes em que participa, por isso tentem ver o filme até ao fim, e não se deixem intimidar pelo forte sotaque italo-americano da primeira cena - é só para aquele primeiro casting.
O filme demorou alguns meses após a rodagem para ser terminado, visto Vin Diesel ter desanimado a meio da montagem. No entanto, quando o terminou, conseguiu exibi-lo no Anthology Film Archives de Manhattan, onde gerou grande interesse e alguns apoios, sendo então enviado e aceite no Festival de Cannes de 1995.
Curiosamente, Steven Spielberg visionou a curta metragem durante o festival, e inspirado pelo jovem actor, criou de raiz a personagem do Private Caparzo para ele interpretar em Saving Private Ryan, sendo este então o seu primeiro papel remunerado.
P.S. Actualmente Vin Diesel assume o papel de realizador, produtor e actor principal no muito antecipado "Hannibal the Conqueror", com data de estreia só para 2011.
País de Origem : Estados Unidos da América
Ano : 1994
1 comentário:
Por esta n esperava! Grande filme!
Enviar um comentário