domingo, novembro 08, 2009

From the Drain

A propósito da homenagem que se tem prestado a David Cronenberg na edição deste ano do Estoril Film Festival, e de modo a anteceder o encontro, que ocorrerá esta próxima terça feira, com o público, após a visualização da longa metragem "Crash" (1996), achei por bem revelar uma das primeiras curtas deste tão afamado e controverso realizador.


Durante o ano de 1967, Cronenberg ainda era um mero estudante de cinema quando escreveu e realizou "From the Drain", um estranho filme, com Mort Ritts e Stefan Nosko nos papéis principais.

Dois homens, ambos veteranos dum conflicto passado, estão num quarto duma instituição mental, onde apenas existe um lavatório, uma banheira e uma dispensa. Um deles, vive centrado em si mesmo, denegrindo tudo e todos, numa espécie de delírio sociopata, enquanto o outro revela uma faceta lunática e paranóica, principalmente com o que poderá sair do ralo da banheira. Contudo há medida que a sua conversa progride, a paranóia dá lugar a uma realidade bastante negra... a qual é evidenciada como um cruel ciclo, pelo secreto conteúdo da, até ali insignificante, dispensa.



"It's a mad world out there"

País de Origem : Canadá
Ano : 1967

Sem comentários: